Loading Principal - Esquadros®

NOSSA EMPRESA

A Esquadros é uma empresa moderna, especializada no fornecimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia para o processamento de bobinas metálicas.

Fundada em 1987 na cidade de Franca/SP, instalada em uma área de 60.000 m², com mais de 15.000 m² de área construída, a Esquadros é uma indústria de engenharia focada no projeto, manufatura e comissionamento de máquinas, equipamentos e linhas completas para o processamento de bobinas metálicas.

Fornecemos linhas de corte transversal (desbobinadeiras/endireitadeiras), linhas de corte longitudinal (corte slitter), linhas de corte transversal e longitudinal combinado (multi-blanking), perfiladeiras de telhas metálicas, perfiladeiras de perfis estruturais, formadoras de tubos, linhas para alimentação automática de prensa, além de uma variedade de serviços de pós-vendas para apoiar nossos clientes durante todo o ciclo de vida de nossos produtos. A Esquadros é referência no segmento, e está presente em todo o território nacional e América do Sul com centenas de máquinas instaladas.

ESQUADROS®️ EM UM RELANCE

Anos de experiencia da - Esquadros®
35 +

ANOS DE EXPERIÊNCIA FUNDADA EM 1987

Estamos em uma área construida de 15000 M² - Esquadros®
15000 +

M² DE ÁREA CONSTRUÍDA

Mais de 800 linhas instaladas - Esquadros®
800 +

LINHAS INSTALADAS

Industria 100% brasileira - Esquadros®
100 %

INDÚSTRIA BRASILEIRA

Atuação internacional - Esquadros®

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Especialista em máquinas para processamento de bobinas metálicas - Esquadros®

ESPECIALISTA EM MÁQUINAS PARA PROCESSAMENTO DE BOBINAS METÁLICAS

Desenvolvemos nossos projetos a partir de um conceito formado ao longo dos anos, que está baseado em pilares como: menor tempo de setup; simplificação de processos de fabricação; qualidade do produto; segurança; facilidade de operação; baixo custo de manutenção; confiabilidade e durabilidade; menor capital investido.

Todas as nossas linhas de processamento têm projeto flexível e podem ser configuradas conforme os requisitos e particularidades de cada cliente, considerando as espessuras, larguras, propriedades dos materiais e o volume de processamento, sempre enquadradas em normas técnicas e de segurança. Processam aço-carbono, aços de alta resistência até 1.800 N/mm², aço galvanizado, aço galvalume, aços pré-pintados, aço inoxidável, aço silício, alumínio e metais não-ferrosos.

Somos uma empresa estruturada e preparada para atender plenamente as necessidades de nossos clientes, o que é sustentado pelos investimentos maciços em máquinas de última geração e na infraestrutura, pela melhoria contínua dos processos e otimização da gestão, pelo desenvolvimento incansável de nossos produtos, e pela capacitação das pessoas que fazem parte da nossa equipe.

Segurança (NR-12)

Totalmente enquadradas na norma de segurança brasileira NR-12, nossas máquinas são concebidas para operar com o conceito de “modo seguro” e “parada segura” (STO – safe torque-off). São elaboradas análises para apreciação e redução de riscos por engenheiros próprios e independentes, em conformidade com a norma ABNT NBR 12100. Todos os dispositivos de segurança são devidamente certificados de acordo com a classificação da categoria de risco. Além de proteções físicas fixas e móveis, as máquinas contam com dispositivos de monitoramento e intertravamento eletrônicos, garantindo segurança em todas as zonas de risco e tranquilidade para os envolvidos.

Indústria 4.0

Em sintonia com a evolução da sociedade e frente às demandas cada vez mais complexas e exigentes do mercado, a Esquadros está inserida na indústria 4.0, através de tecnologias como a manufatura digital e sistemas de simulação (CAD/CAM/CAE), sistemas integrados, e computação em nuvem. Podemos oferecer aos clientes serviços como o comissionamento virtual ou assistência técnica e monitoramento remotos.

Nosso propósito é promover o desenvolvimento tecnológico da indústria metalúrgica e influenciar positivamente a vida das pessoas envolvidas com o nosso negócio, através do fornecimento com excelência de soluções para o processamento de bobinas metálicas, visando alcançar uma posição de referência global no segmento, sempre aplicando os princípios e valores fundamentais que forjaram a nossa cultura ao longo da história da empresa.

Nosso crescimento contínuo e acelerado comprova que valorizamos nossos clientes como a verdadeira razão de existirmos. Queremos conhecer suas necessidades para lhe apresentar uma solução baseada nos valores da Esquadros, que buscam a valorização do cliente e a saúde do negócio.

A Esquadros é uma empresa moderna, focada em soluções para os clientes.

Nossa Empresa


Video Nossa Empresa youtube
Desbobinador Esquadros Desbobinador Esquadros
Equipamentos da Esquadros Equipamentos da Esquadros
Linha de Desbobinadores Linha de Desbobinadores
Linha de Maquias da Esquadros Linha de Maquias da Esquadros
Foto da Esquadros Foto da Esquadros

NOSSOS VALORES

As missões da Esquadros.

MISSÃO

Gerar valor para nossos clientes, acionistas e a sociedade como um todo, através do fornecimento com excelência de soluções superiores para o processamento de bobinas.

As visões da Esquadros.

VISÃO

Ser referência global no fornecimento de soluções de alta tecnologia para o processamento de bobinas.

Os valores da Esquadros.

VALORES

Conquistar a preferência do cliente. Grande Parceria com clientes, colaboradores e fornecedores. Segurança das pessoas em primeiro lugar. Fornecer soluções eficazes que surpreendam pela simplicidade e tecnologia. Foco em resultados. Sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Inovação e tecnologia desde de 1987 - Esquadros®

UMA VISÃO PODEROSA:

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DESDE 1987

NOSSA HISTÓRIA

Nossa história está repleta de conquistas e desafios superados, e acreditamos que conhecê-la é fundamental para reconhecer nossas raízes e para a compreensão da nossa realidade presente.

O trabalho incansável, o compromisso com os negócios, a busca incessante por fazer cada vez mais e melhor, e a paixão pela inovação e tecnologia, são alguns dos princípios que nos trouxeram até aqui.

Trabalhamos com a consciência de que continuamos escrevendo a nossa história dia após dia. Por isso, sempre buscamos aplicar em nossas ações diárias os valores que forjaram a nossa cultura ao longo desses anos e que têm sustentado a longevidade do negócio.

A partir da experiência e dos aprendizados acumulados no decorrer do tempo, observamos o contexto atual e as tendências para formular a nossa estratégia, que é o caminho que nos conduz ao futuro que queremos alcançar.

1987

A Esquadros iniciou suas atividades em 1987, na cidade de Franca/SP, fabricando esquadrias metálicas em processo artesanal, em um pequeno barracão de 140 m².

1988

No ano seguinte, a empresa adquiriu um terreno parcelado em seis vezes e iniciou a construção de sua sede própria à Av. Ademar de Barros, 549, com 300 m².

1989

Em 1989 é feita a inauguração da sede própria, bem como a formalização do Contrato Social no dia 13 de Fevereiro, sob a denominação social "SERRALHEIRA ESQUADROS LTDA", para exploração do ramo de serralheira.

1990

Desde então, a Esquadros padronizou sua linha de produtos e, reinvestindo o lucro no próprio negócio, cresceu com investimentos em instalações, máquinas, treinamento e tecnologia, dobrando a capacidade de produção anualmente. Em consonância com a visão do negócio, a denominação social foi alterada para “ESQUADROS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA”.

1993

Em 1993, a empresa transfere-se para nova sede própria à Av. Wilson Bego, 800, no Distrito Industrial, com aproximadamente 4.000 m², para atender às demandas da fabricação em série de esquadrias metálicas. No catálogo se lê o slogan da época “PORTAS ABERTAS PARA O FUTURO”.

1995

Para os constantes investimentos na produção de esquadrias metálicas, buscávamos máquinas para diminuir os tempos de setup, manutenção, e nos encontrávamos sempre num vácuo. De um lado do mercado máquinas mal projetadas e sem qualidade, do outro, máquinas importadas com altíssimo custo de investimento.

Em 1995, a Esquadros formou uma equipe técnica em mecânica, investiu em projetos e desenvolvimento, investiu na aquisição de máquinas de usinagem e ferramentaria, e um ano depois, tornava-se autossuficiente na produção de matrizes de estampagem, corte e repuxo.

1996

Várias inovações originaram requerimentos de patentes próprias, comprovando que a paixão por inovação e tecnologia sempre foi muito mais do que um slogan: está no DNA da empresa.

1997

Em 1997, colhendo resultados surpreendentes com a divisão mecânica, foi criada uma filial denominada MAC-BLECH INDUSTRIA MECÂNICA LTDA, também no Distrito Industrial. Investimos na aquisição de máquinas de usinagem CNC, aumentando a precisão, qualidade, e diminuindo o custo de nossas máquinas.

O conceito inovador de construção dos equipamentos, setup rápido, baixo custo de manutenção e investimento, forjado na necessidade do chão-de-fábrica, tornou-se um diferencial, fazendo crescer os negócios de máquinas de forma exponencial.

1998

Em 1998, a Esquadros mudou-se para instalações de 28.000 m² construídos, com um alto nível de automação industrial, lançando novas linhas e marcas no mercado, como a QUALIPOP, atingindo a capacidade instalada de 2.000 peças de esquadrias por dia.

2002

Em 2002 a Esquadros conclui a entrega técnica de uma LCT (Linha de Corte Transversal) para bobinas de chapa fina à quente para espessuras de até 3/16”, instalada em Cravinhos/SP.

2003

Em 2003, numa ousada medida estratégica, a Esquadros paralisou a produção de esquadrias, dedicando-se exclusivamente à fabricação de máquinas e automação para alimentação de prensas.

2004

Em 2004 a Esquadros mudou sua fábrica para novas instalações, onde é atualmente sediada. Localizada à Rodovia Cândido Portinari, km 406 N, em Franca/SP, em uma área total de 60.000 m², o galpão foi construído especificamente para as necessidades de produção das máquinas e equipamentos para o processamento de bobinas.

O objetivo social da Esquadros passa a ser de “Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Máquinas e Ferramentas para transformação de chapas”.

2008

Em meados de 2008, a Esquadros trouxe ao Brasil o conceito revolucionário de máquinas capazes de fazer todos os tipos de corte em uma única linha: cortes transversal, longitudinal e combinado.

A solução LCTL (Linha de Corte Transversal e Longitudinal Combinado) desenvolvida pela Esquadros permite a realização de todas as operações de corte simultaneamente em uma única máquina, produzindo peças com medidas acabadas na largura e comprimento. É capaz de cortar chapas, múltiplos blanks, rebobinar, inclusive processar múltiplos blanks com rebobinamento parcial ao mesmo tempo.

Em 2009, a Esquadros lança ao mercado sua LCTL na feira “Corte & Conformação de Metais 2009”, que conquista grande aceitação e imediatamente se torna sucesso de vendas.

2010

Adquiriu máquinas para corte laser, plasma e oxicorte, dobra CNC e verticalizou todos os processos fabris, garantindo internamente o alto padrão e o controle da qualidade de todas as etapas de fabricação de nossas máquinas.

2012

Em 2012 a Esquadros celebra acordo internacional com a empresa alemã UBECO GmbH, na feira EUROBLECH-2012 em Hannover, e passa a ser representante exclusivo do software PROFIL para o Brasil e América Latina, uma ferramenta de engenharia para projeto de rolos de perfiladeiras.

Neste mesmo ano, a Esquadros inaugura a ampliação de suas instalações, acrescentando 4.000 m² de área construída à planta existente.

2013

A Esquadros demonstrou sua força como um dos principais players no mercado de fabricação de máquinas, com a maior área de exposição na feira “Corte e Conformação de Metais - 2013” em São Paulo, a quarta feira mais importante do mundo no segmento.

2015

Em 2015 a Esquadros se adequou à nova conjuntura provocada pela grave crise econômica brasileira de 2014, que atingiu significativamente o segmento de bens de capital.

Concentrou-se no desenvolvimento de produtos e na melhoria dos processos de fabricação, acrescentando evoluções tecnológicas que acentuaram ainda mais a diferenciação de seus produtos. Seguidas inovações foram apresentadas nas feiras “Corte & Conformação 2015”, “FEIMEC 2016”, “EXPOMAFE 2017” e “FEIMEC 2018”.

2019

A Esquadros se destacou na feira EXPOMAFE 2019 como o único fabricante de Linhas de Corte e Perfiladeiras, assumindo posição de liderança entre os fabricantes de máquinas para o processamento de bobinas no país.

2020

Em 2020, a despeito da pandemia de COVID-19, devido ao aumento sucessivo no volume de vendas, a Esquadros deu início a um plano de investimento com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e aprimorar os processos de fabricação, com a aquisição de novas máquinas e ampliação da área fabril existente.

2021

Ano início de 2021, a Esquadros contrata a construção de um novo galpão pré-fabricado, que inclui também uma nova sede administrativa, de forma a alcançar estrutura física adequada para um negócio global de fornecimento de máquinas. Em Setembro do mesmo ano, o galpão é inaugurado e passa a integrar a área fabril, totalizando 15.000 m² de área construída.

Neste ano a Esquadros conclui a entrega técnica de um lote de LCT (Linha de Corte Transversal) para bobinas de até 25 tons e espessuras de até ½” (12,70 mm) em aço-carbono.

É assinado o contrato para fornecimento da primeira máquina formadora de tubos. Para fabricação de tubos soldados de até Ø4” em espessuras de até 4,25 mm, a máquina conta com recursos como troca rápida do ferramental e empilhamento automático dos tubos.

1987

A Esquadros iniciou suas atividades em 1987, na cidade de Franca/SP, fabricando esquadrias metálicas em processo artesanal, em um pequeno barracão de 140 m².

1988

No ano seguinte, a empresa adquiriu um terreno parcelado em seis vezes e iniciou a construção de sua sede própria à Av. Ademar de Barros, 549, com 300 m².

1989

Em 1989 é feita a inauguração da sede própria, bem como a formalização do Contrato Social no dia 13 de Fevereiro, sob a denominação social "SERRALHEIRA ESQUADROS LTDA", para exploração do ramo de serralheira.

1990

Desde então, a Esquadros padronizou sua linha de produtos e, reinvestindo o lucro no próprio negócio, cresceu com investimentos em instalações, máquinas, treinamento e tecnologia, dobrando a capacidade de produção anualmente. Em consonância com a visão do negócio, a denominação social foi alterada para “ESQUADROS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA”.

1993

Em 1993, a empresa transfere-se para nova sede própria à Av. Wilson Bego, 800, no Distrito Industrial, com aproximadamente 4.000 m², para atender às demandas da fabricação em série de esquadrias metálicas. No catálogo se lê o slogan da época “PORTAS ABERTAS PARA O FUTURO”.

1995

Para os constantes investimentos na produção de esquadrias metálicas, buscávamos máquinas para diminuir os tempos de setup, manutenção, e nos encontrávamos sempre num vácuo. De um lado do mercado máquinas mal projetadas e sem qualidade, do outro, máquinas importadas com altíssimo custo de investimento.

Em 1995, a Esquadros formou uma equipe técnica em mecânica, investiu em projetos e desenvolvimento, investiu na aquisição de máquinas de usinagem e ferramentaria, e um ano depois, tornava-se autossuficiente na produção de matrizes de estampagem, corte e repuxo.

1996

Várias inovações originaram requerimentos de patentes próprias, comprovando que a paixão por inovação e tecnologia sempre foi muito mais do que um slogan: está no DNA da empresa.

1997

Em 1997, colhendo resultados surpreendentes com a divisão mecânica, foi criada uma filial denominada MAC-BLECH INDUSTRIA MECÂNICA LTDA, também no Distrito Industrial. Investimos na aquisição de máquinas de usinagem CNC, aumentando a precisão, qualidade, e diminuindo o custo de nossas máquinas.

O conceito inovador de construção dos equipamentos, setup rápido, baixo custo de manutenção e investimento, forjado na necessidade do chão-de-fábrica, tornou-se um diferencial, fazendo crescer os negócios de máquinas de forma exponencial.

1998

Em 1998, a Esquadros mudou-se para instalações de 28.000 m² construídos, com um alto nível de automação industrial, lançando novas linhas e marcas no mercado, como a QUALIPOP, atingindo a capacidade instalada de 2.000 peças de esquadrias por dia.

2002

Em 2002 a Esquadros conclui a entrega técnica de uma LCT (Linha de Corte Transversal) para bobinas de chapa fina à quente para espessuras de até 3/16”, instalada em Cravinhos/SP.

2003

Em 2003, numa ousada medida estratégica, a Esquadros paralisou a produção de esquadrias, dedicando-se exclusivamente à fabricação de máquinas e automação para alimentação de prensas.

2004

Em 2004 a Esquadros mudou sua fábrica para novas instalações, onde é atualmente sediada. Localizada à Rodovia Cândido Portinari, km 406 N, em Franca/SP, em uma área total de 60.000 m², o galpão foi construído especificamente para as necessidades de produção das máquinas e equipamentos para o processamento de bobinas.

O objetivo social da Esquadros passa a ser de “Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Máquinas e Ferramentas para transformação de chapas”.

2008

Em meados de 2008, a Esquadros trouxe ao Brasil o conceito revolucionário de máquinas capazes de fazer todos os tipos de corte em uma única linha: cortes transversal, longitudinal e combinado.

A solução LCTL (Linha de Corte Transversal e Longitudinal Combinado) desenvolvida pela Esquadros permite a realização de todas as operações de corte simultaneamente em uma única máquina, produzindo peças com medidas acabadas na largura e comprimento. É capaz de cortar chapas, múltiplos blanks, rebobinar, inclusive processar múltiplos blanks com rebobinamento parcial ao mesmo tempo.

Em 2009, a Esquadros lança ao mercado sua LCTL na feira “Corte & Conformação de Metais 2009”, que conquista grande aceitação e imediatamente se torna sucesso de vendas.

2010

Adquiriu máquinas para corte laser, plasma e oxicorte, dobra CNC e verticalizou todos os processos fabris, garantindo internamente o alto padrão e o controle da qualidade de todas as etapas de fabricação de nossas máquinas.

2012

Em 2012 a Esquadros celebra acordo internacional com a empresa alemã UBECO GmbH, na feira EUROBLECH-2012 em Hannover, e passa a ser representante exclusivo do software PROFIL para o Brasil e América Latina, uma ferramenta de engenharia para projeto de rolos de perfiladeiras.

Neste mesmo ano, a Esquadros inaugura a ampliação de suas instalações, acrescentando 4.000 m² de área construída à planta existente.

2013

A Esquadros demonstrou sua força como um dos principais players no mercado de fabricação de máquinas, com a maior área de exposição na feira “Corte e Conformação de Metais - 2013” em São Paulo, a quarta feira mais importante do mundo no segmento.

2015

Em 2015 a Esquadros se adequou à nova conjuntura provocada pela grave crise econômica brasileira de 2014, que atingiu significativamente o segmento de bens de capital.

Concentrou-se no desenvolvimento de produtos e na melhoria dos processos de fabricação, acrescentando evoluções tecnológicas que acentuaram ainda mais a diferenciação de seus produtos. Seguidas inovações foram apresentadas nas feiras “Corte & Conformação 2015”, “FEIMEC 2016”, “EXPOMAFE 2017” e “FEIMEC 2018”.

2019

A Esquadros se destacou na feira EXPOMAFE 2019 como o único fabricante de Linhas de Corte e Perfiladeiras, assumindo posição de liderança entre os fabricantes de máquinas para o processamento de bobinas no país.

2020

Em 2020, a despeito da pandemia de COVID-19, devido ao aumento sucessivo no volume de vendas, a Esquadros deu início a um plano de investimento com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e aprimorar os processos de fabricação, com a aquisição de novas máquinas e ampliação da área fabril existente.

2021

Ano início de 2021, a Esquadros contrata a construção de um novo galpão pré-fabricado, que inclui também uma nova sede administrativa, de forma a alcançar estrutura física adequada para um negócio global de fornecimento de máquinas. Em Setembro do mesmo ano, o galpão é inaugurado e passa a integrar a área fabril, totalizando 15.000 m² de área construída.

Neste ano a Esquadros conclui a entrega técnica de 03 (três) LCT (Linha de Corte Transversal) para bobinas de até 25 tons e espessuras de até ½” (12,70 mm) em aço-carbono.

É assinado o contrato para fornecimento da primeira máquina formadora de tubos. Para fabricação de tubos soldados de até Ø4” em espessuras de até 4,25 mm, a máquina conta com recursos como troca rápida do ferramental e empilhamento automático dos tubos.

Hoje, a divisão mecânica, iniciada em 1995, tornou-se o principal negócio da Esquadros.

Fornecemos linhas de corte transversal, linhas de corte longitudinal, linhas de corte combinado, perfiladeiras de telhas metálicas, perfiladeiras de perfis estruturais, formadoras de tubos, linhas para alimentação de prensa, além de uma variedade de serviços de pós-vendas para apoiar nossos clientes durante todo o ciclo de vida de nossos produtos.

A Esquadros é referência no segmento, e está presente em todo o território nacional e América do Sul com centenas de máquinas instaladas. Ainda assim, acreditamos que o nosso maior sucesso ainda está por vir!

Venha você também fazer parte desta história de sucesso!

Acreditamos que nosso
maior sucesso ainda está por vir. Venha você também fazer parte desta história de sucesso.